Geografia e tecnologia

Padrão

Que tal inovar nas aulas de Geografia?

Considerando que a Cartografia Escolar pode abordar a localidade a partir de pesquisas sobre os locais desejados pelo professor ou do bairro, de modo a aproximar as crianças da linguagem cartográfica, o uso da geolocalização em forma de wiki pode ser uma alternativa.

Pesquisar informações relevantes sobre o local escolhido a fim de compartilhar com usuários internet, mapeando a cidade, pode ser um motivador para o trabalho da turma. Assim, a sugestão de hoje é o  Google Map Maker.

Essa ferramenta do Google trabalha com a ideia do mapeamento colaborativo, partindo do princípio de que muitos usuários têm maior conhecimento de sua localidade a fim de ampliar a precisão de dados ali apresentados. Nela é possível demarcar e inserir informações de diferentes locais no Google Maps, inserindo também fotografias e imagens de satélite.

Já o Wikimapia parece ser bem menos profissional, porém abre mais possibilidades de inserir informações dos alunos uma vez que poucos internautas inseriram informações sobre o município nesse site (o que não podemos dizer do Google Map Maker!).

Nessa mesma linha temos também o ZeeMaps, que possibilita inserir marcador no mapa, imagem, áudio, vídeo e texto.

Recursos riquíssimos, basta tempo para explorar e deixar a imaginação voar.

Deixe um comentário